duas pessoas na frente de um calendário e um relógio

Cronograma pronto x cronograma adaptativo: quanto tempo você perde planejando seus estudos?

Quantas vezes você já ouviu que planejar os estudos é a melhor maneira de manter a disciplina e otimizar o seu tempo? Várias, né? E quantas vezes você tentou fazer e seguir um cronograma de estudos e se perdeu no meio do caminho? Então me fala, quanto tempo você perde planejando seus estudos? Muitas pessoas se sentem inseguras para montar seu próprio cronograma tendo em vista a enome quantidade de assuntos que é preciso organizar e estudar até o ENEM. Quando nos deparamos com nossas reais dificuldades de estudo e aprendizado, é comum bater aquele desespero e pensar que é impossível montar um cronograma que realmente atenda às nossas necessidades. Dessa maneira, buscamos ajuda de cronograma pronto na internet, mas você já ouviu falar de cronograma adaptativo? Não?! Então, leia esse artigo e conheça uma maneira incrível de estudar!

Há um computador gigante e uma garota segurando o cronograma pronto que ela baixou.

Cronograma pronto funciona?

Procuramos um cronograma pronto na internet, porque é mais fácil confiar em alguém que tem experiência nisso. Assim, vamos em busca de youtubers renomados, cursinhos e de quem mais crie cronogramas para que possamos baixar e seguir.

Você, certamente, já recorreu a algum cronograma pronto na internet e acha que não ajudou muito, não é verdade? Assim, você pode ter se deparado com situações como:

  • não conseguiu cumprir o cronograma;
  • precisou fazer adaptações para que ele se encaixasse na sua rotina;
  • desistiu de acompanhá-lo por ele não se ajustar ao seu dia a dia;
  • acabou perdendo horas de estudo devido a necessidade de reorganizar o cronograma.

Bem, se você passou por isso, com certeza se sentiu desestimulado a continuar estudando. Mas isso é normal, justamente porque os dias não serão perfeitamente adaptados aos seus estudos e isso deve ser considerado. No entanto, o fato é que nenhum cronograma pronto na internet vai conseguir prever a sua rotina e se adaptar a você. E é por isso que dificilmente um cronograma pronto irá funcionar. Então, se no momento surge o questionamento: “Ah.. ok.. Mas e agoooora?” Não se desespere.

Leia também: Como saber se estou evoluindo nos estudos?

Cronograma adaptativo: o que é?

O ideal é ter um cronograma só seu, que se ajuste às suas atividades diárias e lhe dê espaço para fazer revisões, resolver questões, simulados e praticar redação, afinal – além de estudar muito – é imprescindível testar seus conhecimentos diariamente.

Desse modo, um cronograma pronto nunca conseguirá atender às suas necessidades e, por isso, ele acaba sendo uma experiência tão frustrante. Por outro lado, um cronograma adaptativo, que se adequa à sua rotina, lhe ajuda a otimizar seus estudos e ainda traz estímulo para seguir a rotina, pois fica mais fácil cumprir as tarefas e perceber sua evolução.

Um cronograma adaptativo é capaz de se adequar automaticamente às suas necessidades, de modo que você não precisa perder tempo tendo que reajustá-lo caso tenha algum imprevisto e não consiga cumpri-lo. E a gente sabe que tempo vale ouro para quem está na contagem regressiva para o ENEM, né?

Um calendário gigante e pessoas sentadas perto dele mexendo em computadores e colando tarefas no calendário.

Conheça o Planejativo: uma plataforma de estudo adaptativo

“Ok, agora voltamos ao ponto inicial: crie o seu planejamento adaptativo, essa é a solução! Mas se eu já falei que não consigo montar um!” Bem, um cronograma adaptado às suas necessidades é a solução, mas quem disse que você precisa perder o seu tempo de estudo montando todo o planejamento?

Com o Planejativo – uma plataforma de estudo adaptativo -, você dispõe de um cronograma que se adequa a sua vida e programa as suas revisões de acordo com a sua disponibilidade, além de indicar as técnicas de estudo para cada revisão. Assim, você não fica preso ao planejamento, mas também não perde tempo sem saber pra onde ir.

O Planejativo atua com base em 3 pilares: ciclo de estudos, revisões programadas e plano de estudos adaptativo.

O seu plano de estudos é desenvolvido em ciclos de estudos, que flexibiliza o seu cronograma de acordo com a sua rotina e conta com revisões programadas conforme a teoria da curva de esquecimento (que considera o natural processo de esquecimento que nosso cérebro sofre com o passar do tempo). Além disso, se você não conseguir cumprir suas metas do dia, não tem problema, pois o seu cronograma é automaticamente reajustado. Assim, ele se adapta a você (e não você a ele). Isso é um cronograma adaptativo!

Há um calendário, post-its colados ao redor dele. Há uma mão marcando tarefas no calendãrio.

Além disso, o Planejativo conta com videoaulas e materiais teóricos selecionados dos melhores sites da internet e canais do YouTube. Você também pode resolver milhares de questões integradas e criar listas de exercícios e simulados para exercitar seus conhecimentos.

Você poderá, ainda, acompanhar seu rendimento por meio de gráficos de desempenho e relatórios com os principais indicadores de evolução. Assim, você identifica assuntos que domina e os que precisa estudar com mais atenção.

Então, vamos otimizar nosso tempo? Acesse planejativo.com e comece agora mesmo o seu cronograma adaptativo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *