Como estudar para o Enem com assistentes virtuais

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Alexa, Google Assistent e Siri. Você já parou para pensar em como estudar para o Enem com assistentes virtuais? Seja para criar um simples lembrete ou checar uma informação, essas ferramentas podem ser uma “mão na roda” no momento de aprendizagem, melhorando o tempo de estudos e te ajudando a aumentar o seu rendimento. E então, preparado para saber como otimizar os estudos com ferramentas tecnológicas? Confira as dicas que preparamos para você!

Estude para o Enem com assistente virtuais e otimize o seu aprendizado

Como estudar para o Enem com assistentes virtuais

Nunca mais esqueça a hora de estudar

Por vezes, dormimos um pouco mais, passamos muito tempo vendo séries ou acabamos esquecendo a hora dos estudos. Assim, se você já passou por isso, basta inserir um lembrete para que a sua assistente virtual se encarregue de te alertar sobre a hora certa para estudar. Além do mais, o melhor de tudo é que você pode ficar tranquilo, pois ela não vai esquecer.

Controle o seu tempo de estudos

A segunda dica é pedir para sua assistente acionar o temporizador para que você controle o seu tempo de estudos. Nesse caso, uma boa tática é regular o tempo de acordo com o tema que será estudado. Por exemplo, peça para a Alexa colocar o temporizador para uma hora, e dedique esses 60 minutos somente para responder a lista de exercícios de uma matéria, combinado?

Faça anotações

Sabemos que fazer resumos e anotações são fundamentais para o aprendizado (inclusive, algumas pessoas não conseguem estudar sem isso, sabia?). No entanto, às vezes, acabamos passando muito tempo só fazendo isso. Portanto, pedir para sua assistente fazer anotações por você será de grande utilidade. Assim, depois de estudar, você pode revisar todas as suas notas em poucos minutos. Não é maravilhoso?

O que perguntar para sua assistente virtual na hora dos estudos

Até aqui você viu algumas dicas de como estudar para o Enem com assistentes virtuais. Contudo, nossa lista ainda não acabou. Afinal, as funções dessas ferramentas tecnológicas podem ser infinitas, mas tudo depende da forma como você as usa em conjunto com o seu cronograma de estudos. Sobre isso, separamos uma lista com dicas de perguntas e comandos que você pode aplicar no dia a dia. Vale a pena dar uma olhadinha.

  • Geografia: “Alexa, quantos habitantes existem na Austrália?” (ou de qualquer outro país). Nesse caso, você pode usar as ferramentas para consultar ou checar informações sobre dados geográficos, biomas, capitais dos países e geografia de forma geral;
  • Matemática: Quando estiver perdido nos números peça para sua assistente fazer os cálculos matemáticos. Desse modo, você não perde tempo fazendo divisões e outras funções simples;
  • História: Verificar datas locais e nomes históricos pode ser algo chato para algumas pessoas. Por isso, que tal deixar que a Alexa te diga?
  • Biologia: Uma das melhores maneiras de aprender sobre algo, é vendo como ele é na prática, concorda? Assim, busque por fotos daquilo que você está estudando, seja animal, plantas, bactérias, células, enfim. Basta um simples comando de voz para você ter um catálogo completo de imagens que te ajudarão a fixar melhor o conteúdo visto;
  • Redação: Quando estiver fazendo redações, use sua assistente virtual para checar como se soletra aquela palavra difícil que está te deixando em dúvida, ou até mesmo para verificar regras ortográficas e gramaticais. Além disso, se você quer detonar na redação, não deixe de conferir quais as 5 dicas poderosas para escrever uma redação nota mil e arrase no Enem!

Além de tudo isso que nós acabamos que de te mostrar, você também pode usar sua assistente virtual para fazer buscas mais dinâmicas, que vão além do seu cronograma de estudos. Nesse caso, o que acha de estudar para o Enem com Netflix? Assim, você pode pedir para Alexa buscar filmes, séries, documentários ou outras produções audiovisuais que abordem temas que serão cobrados na prova.

Ainda assim, se você quer se aprofundar um pouco mais nesse assunto, confira o post ENEM com Netflix: 16 Filmes e séries para estudar! Além das indicações, você vai encontrar um pequeno resumo de cada um dos filmes ou séries listados e, portanto, vai saber direitinho por onde começar. Dessa forma, estudar para o Enem com assistente virtuais nunca foi tão prazeroso, não é mesmo?

Aplicativos melhoram o seu rendimento. Saiba como usá-los

Dicas de aplicativos que vão te salvar no momento dos estudos

E se você pudesse melhorar ainda mais o seu rendimento com a ajuda de aplicativos instalados no seu smartphone? Seria tudo de bom, não é mesmo? Pois bem, além de te mostrar como estudar para o Enem com assistentes virtuais, separamos uma lista de Apps que vão facilitar (e muito) a sua vida, melhorando os seus hábitos de estudos e também a sua produtividade. São eles:

  • HabitNow – Quer parar de procrastinar? Esse app vai te ajudar com isso! Em resumo, o aplicativo funciona como uma agenda, mas, além disso, ele pode te ajudar no controle dos seus hábitos e acompanhar suas tarefas. Somado a isso, você também pode adicionar um tempo de duração para cada hábito, usar lembretes, alarmes e definir aquilo que é prioridade no momento;
  • To do list – Nada mais eficiente do que uma lista de tarefas para organizar os seus afazeres, não é verdade? Assim, com o To do list você pode determinar prazos e prioridades para suas tarefas e, ainda, acompanhar o progresso delas;
  • Google keep – Esse recurso é perfeito para ganhar tempo durante os estudos, pois você pode gravar notas de voz. Nesse caso, basta ditar o que você quer anotar que o app faz tudo por você! Depois, quando terminar de falar, o texto aparecerá na sua tela, prontinho para ser editado;
  • Notion – E, por fim, nossa última dica é um app para gerenciamento de tarefas. No entanto, não se trata apenas disso. Com ele você pode, por exemplo, organizar e personalizar suas tarefas, adicionar anexos, comentários, definir status, ativar lembretes, sincronizar suas informações com o Google Drive, dentre outras funções que vão te ajudar a otimizar o seu tempo.

Antes de tudo, planeje sua rotina

Com essas dicas de recursos que te apresentamos, você já tem bastante coisa para dinamizar os seus estudos. Porém, sabe o que é melhor (e mais importante) que tudo isso? Ter um bom planejamento! Isso porque, quando você não sabe como planejar os estudos para o Enem, é como andar em círculos. Em outra palavras, você não consegue administrar bem o seu tempo e os conteúdos que devem ser visto. Assim, o resultado é o pior possível: os objetivos não são alcançados.

Portanto, se você ainda não tem o seu próprio plano de estudos, não precisa se desesperar! Afinal de contas, estamos aqui para te ajudar e, por isso, preparamos uma planilha de Planejamento de estudos para você arrasar no Enem 2022. Com ela você vai saber direitinho como organizar a sua rotina, definir objetivos e metas, estabelecer horários de muito mais! Além disso, o conteúdo é gratuito e para baixá-lo basta preencher este formulário:

Planilha de Planejamento de Estudos

Com esta planilha, você estará preparado para fazer o planejamento dos seus estudos para o Enem desde a análise da sua rotina até a montagem do seu cronograma. 

Para baixar gratuitamente o material, preencha o formulário abaixo:

E aí, gostou das nossas dicas? Então, agora que você sabe como estudar para o Enem com assistentes virtuais, compartilhe este post com aquele amigo ou amiga que também está em busca da aprovação!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Como calcular a nota do Enem e quais ferramentas usar

Como calcular a nota do Enem? Se você está na jornada de preparação para o Enem, com certeza já se perguntou, ou viu alguém próximo questionar, como se realiza o cálculo da nota que pode definir o futuro de muitos jovens. Por isso, preparamos um conteúdo que vai te explicar tudo sobre o cálculo e como fazê-lo. Além disso, trouxemos duas super dicas de ferramentas gratuitas que vão te ajudar com isso. Vamos lá?

Como revisar matemática para o Enem: 7 dicas infalíveis

Se você pretende tirar uma nota boa em matemática, é preciso se preparar e se esforçar para isso. Por isso, trouxemos 7 dicas infalíveis que, com certeza, melhorarão sua nota. Assim, confira aqui, com a gente, como revisar matemática para o Enem.