Como planejar os estudos para o Enem

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Você também perde muito tempo tentando fazer o planejamento de estudo para o Enem? Então, é normal ficar nervoso nessa fase de preparação, já que são muitos detalhes para organizar. Além disso, você terá que fazer tudo isso de acordo com seu perfil e sua rotina. Mas a partir de agora vamos te ajudar a planejar os estudos para o Enem da forma ideal para você detonar na prova! Vem ver!

Plano de estudos Enem

Primeiro passo: analise sua rotina para o Enem

Sabemos que são muitas atividades para dar conta, seja da escola, do trabalho ou de compromissos pessoais. Portanto, antes de tudo, é importante você entender como sua rotina precisar ser organizada. Sendo assim, você vai precisar separar por atividades obrigatórias do dia, tempo livre e de descanso. Com sua rotina organizada, você vai saber como planejar os estudos para o Enem sem se sentir sufocado! Confira três dicas para ter uma rotina top:

  • Defina metas: elas são importantes pois vão te ajudar a alcançar o objetivo que você tanto deseja! Por exemplo: estudar 5 horas por dia, fazer redação uma vez por semana, fazer 30 minutos de exercício físico por dia, fazer um simulado por mês! Então, vamos definir metas?
  • Tempo livre: sabemos que é muito difícil ter tempo livre. Mas com uma rotina organizada, você consegue. Por isso, esse tempo é importante para você descansar e conseguir manter seu plano de estudos a todo vapor!
  • Crie hábitos: os hábitos podem te ajudar na rotina. Sabia disso? São ações que podem ser feitas quase que sem pensar. Portanto, pode deixar seu dia mais produtivo e prático. Por exemplo: desligar as notificações do celular quando for estudar. Você provavelmente irá se distrair menos! Então, que tal criar bons hábitos?

No vídeo abaixo, você pode ver a importância de criar uma rotina! Portanto, dá uma olhada no que a psicóloga Adriana Carneiro explica!

Importância da rotina – Psicóloga Adriana Carneiro

Segundo passo: Monte um plano de estudos

Em primeiro lugar, é muito importante que você tenha um plano de estudos. É ele quem vai te guiar você até o seu objetivo, informando quais matérias precisa estudar, além de te orientar em relação a melhor forma de revisar. Alguma vez você teve que montar seu plano de estudos manualmente? Caso sim, você percebeu que foi preciso ajustar várias vezes, né? Até mesmo um pronto na internet você vai precisar ajustar ao seu perfil! Por isso, o ideal mesmo é ter um plano de estudos que se adapte a realidade da sua rotina, necessidade e objetivo. Assim, você vai ter:

Organização e praticidade: não precisa se preocupar em ter que mudar tudo. Você pode contar com a tecnologia para organizar os assuntos que precisa estudar e revisar.

Motivação para estudar: como ele vai ser de acordo com seu perfil, você sentirá mais motivação para estudar, porque vai sentir que está no caminho certo! Pois ele considera, por exemplo, o curso que deseja, quanto tempo você tem disponível pra estudar e quais matérias sente mais dificuldade.

Se você quer ter seu planejamento de estudos para o Enem personalizado especialmente para você, acesse gratuitamente a plataforma do Planejativo!

Terceiro passo: organize seu local de estudos

Sabia que é importante estabelecer um local específico para estudar e fazer suas atividades? Pode ser no cantinho do quarto, da sala ou até em uma biblioteca pública, caso não tenha espaço em casa. Isso vai ajudar a colocar em prática seu planejamento , pois irá facilitar na organização, permitindo que você tenha uma rotina de estudos mais eficiente. Falando nisso, você já ouviu falar do programa 5S? Essa técnica é ótima para organizar seu local e rotina de estudos. Confira:

  • SEIRI (Senso de utilização): organize a mesa para estudar apenas com o material necessário para o dia;
  • SEITON (Senso de organização): separe seu material em pastas por área, disciplina ou assunto;
  • SEISO (Senso de saúde e bem-estar): pratique exercícios físicos, meditação e tenha uma alimentação saudável;
  • SEIKETSU (Senso de limpeza): mantenha seu local de estudo limpo e organizado;
  • SHITSUKE (Senso de autodisciplina): seja seu maior compromisso e siga o cronograma.

Então, quer saber mais sobre esse programa e seus benefícios? Veja neste post!

Como planejar os estudos para o Enem
Planejar os estudos para o Enem – Planejativo

Quarto passo: pesquise as melhores técnicas para executar seu planejamento de estudo

Você já tem uma técnica de estudo favorita? Caso ainda não, vamos te mostrar algumas técnicas que você pode usar durante o estudo! Ademais, é importante que você adote uma ou mais técnicas que vão te ajudar a absorver melhor o assunto e não perder tempo. Aqui neste post, você vai conseguir ver 6 técnicas para você aplicar sem medo! Você sabendo como planejar os estudos para o Enem e tendo sua técnica preferida, vai longe! Mas já vamos te adiantar alguns exemplos logo abaixo. Confira:

Questões: a resolução de questões é uma das melhores técnicas de estudo ativas para testar seus conhecimentos e manter os conteúdos frescos na memória. Ademais, é exatamente isso que você vai fazer no dia da prova, né?

Mapas mentais: essa técnica é ótima para absorver o assunto de forma esquematizada. Você pode usar sua criatividade e fazer desenhos para que vão te ajudar a lembrar dos conteúdos estudados. Sendo assim, você pode abusar das cores, letras grandes, abreviações e muito mais. Assim vai ser fácil planejar os estudos para o Enem, né? rsrs

Pomodoro: se você costuma enrolar, essa técnica é para você! Com ela, você vai precisar gerenciar seu tempo e colocar a mão na massa. Portanto, você vai seguir um ciclo composto de quatro momentos compostos de: 25 minutos de estudo + 5 minutos de pausa. E no último ciclo descansa 15 minutos, se for continuar com os estudos retome a contagem! Simples, né? E o melhor é que funciona, testa aí.

Flashcards: com os flashcards você vai conseguir lembrar de um assunto e otimizar sua aprendizagem. Você só vai precisar criar cartões com a pergunta de um lado e a resposta resumida do outro. Além disso, você pode organizar separando por disciplinas! Muito legal, né?

Baixe gratuitamente uma planilha para ajudar no planejamento de estudo para o Enem

Mas se você é adepto do “faça você mesmo”, que tal colocar a mão na massa com ferramenta que vai te ajudar a fazer um bom planejamento? Pois esse é o primeiro passo para o caminho da aprovação. Você vai saber como organizar sua rotina, estabelecer horários, definir objetivos, metas e MUITO MAIS!

Portanto, baixe agora uma planilha grátis de Planejamento de estudos para o Enem 2022 e veja como é bem ter uma rotina organizada! Vem conferir!

Planilha de planejamento de estudos

Com essa planilha, você estará preparado para fazer o planejamento dos seus estudos para o Enem desde a análise da sua rotina até a montagem do seu cronograma. 

Para baixar gratuitamente o material, basta preencher o formulário abaixo:

Cronograma de Estudos para o Enem em 5 meses

Se você gostou das dicas, não deixe de compartilhar com os amigos que estão precisando de uma mãozinha para começar a planejar os estudos para o ENEM! 🙂

Mais conteúdo sobre o ENEM

Como planejar os estudos para o Enem

Você também perde muito tempo tentando fazer o planejamento de estudo para o Enem? Então, é normal ficar nervoso nessa fase de preparação, já que são muitos detalhes para organizar. Além disso, você terá que fazer tudo isso de acordo

Rumo ao Enem com o cupom Planejativo

Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber um pouco mais sobre o Planejativo. Acertei, né? Por isso, fizemos um pequeno resumo do que é o Planejativo e como pode te ajudar durante a preparação para o Enem!

5 dicas poderosas para escrever uma redação nota mil

Escrever uma redação nota mil parece ser difícil, mas se você souber o que precisa escrever para conseguir a nota máxima, vai ser mais fácil chegar lá! Por isso, separamos 5 dicas para você conseguir um notão. Vem conferir!