O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Matemática e suas tecnologias é aquela área no ENEM que tem uma única disciplina dentro dela, ou seja, são 45 questões apenas de matemática. No entanto, a matemática no ENEM apresenta uma variedade de assuntos, englobando os mais simples e até os complexos.

Você considera os conteúdos dessa área difícil de entender? Calma, pois o pesadelo de ir mal na prova de matemática está chegando ao fim. Trouxe para você dicas para estudar e os assuntos que mais caem em Matemática no ENEM, confere:

aprender matemática para o enem.

Como estudar Matemática para o Enem?

Antes de tudo, tenha em mente que a base da matemática é a prática, afinal, você não pode estudar para essa disciplina apenas por meio da leitura ou assistindo aulas. Com a matemática, você precisa pôr a mão na massa e deixar de lado o medo de errar questões

Os exercícios são elementos fundamentais no seu aprendizado e, nessa área do Enem, não é diferente. Além de te aproximar do modelo da prova, as questões, listas de exercícios e simulados vão testar seu conhecimento e melhorar seu desempenho. Ao praticar, você consegue identificar quais são aqueles pontos que você está se saindo melhor e aqueles outros que precisa dar mais atenção. 

Procure todos os tipos de questões e enunciados, desde os mais simples e fáceis aos mais complexos. E não esqueça de estudar com provas anteriores, pois os assuntos que caem no Enem sempre se repetem, então preste atenção e não perca a dica de rever provas antigas.

Além da prática de questões, você pode praticar exercícios de lógica e conhecer os conceitos principais dos assuntos de matemática. Um outro meio que pode auxiliar no seu aprendizado ativo é a correção de simulados, que te ajuda a praticar a autoavaliação e garantir a melhoria dos seus pontos fracos. Leia também: Como revisar matemática para o Enem: 7 dicas infalíveis

assuntos de matemática no enem

O que estudar em Matemática para o Enem?

A área de Matemática no segundo dia do Enem tem 45 questões, ocupando metade da prova. Quando você já tem uma noção sobre raciocínio lógico, você consegue entender os enunciados com mais facilidade, mas isso não vai garantir que você acerte todas as questões. 

Então preste atenção nos 5 assuntos que mais caem sobre Matemática no Enem:

Matemática Básica

A matemática básica – aquela que aprendemos até o 9º ano e vemos também no Ensino Médio – ocupa a maior parte da prova de matemática, sendo o assunto que mais cai. Além das quatro operações e dos conceitos mais simples como frações e radiciação, o Enem cobra os temas de Razão, proporção e regra de três, Porcentagem, Operações com números inteiros e Escalas.

Estatística

Estatística é aquela parte da matemática que estuda e relaciona números, coleta de dados e registros. É uma área importante mesmo fora dos nossos estudos para o Enem, pois é a estatística que possibilita a execução de pesquisas como as realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa área, podemos destacar: Interpretação de gráficos e tabelas e Medidas de tendência central.

Geometria Plana

Essa área conta com aquela geometria mais básica e simples que você aprende a desenhar na infância. São estudadas as figuras que não possuem volume e tem uma só superfície, além de serem objetos de duas dimensões. Entre os temas mais cobrados, podemos citar: Áreas e Triângulo, circunferência e círculo.

Geometria Espacial

Já a geometria espacial, conta com conceitos mais complexos que a geometria plana, pois são estudados os objetos tridimensionais. Essa área leva em conta as figuras chamadas sólidos geométricos, que ocupam lugar no espaço. Nessa parte, estude principalmente sobre Prismas, Cilindros e Geometria de posição.

Funções

Uma função é uma relação matemática que existe entre duas variáveis, relacionando cada elemento de um conjunto a um outro elemento de outro conjunto. As funções podem ser simples, injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Nesse assunto, são destacados: Inequações,  Funções do 1º e 2º grau e Máximos e mínimos.

CHECKLIST

Quer planejar seus estudos para o ENEM por conta própria? Com essa planilha, você terá autonomia para planejar seus estudos desde a análise da sua rotina até a montagem do seu cronograma.

Para baixar gratuitamente o material, basta preencher o formulário abaixo:

Como ir bem na prova de Matemática do ENEM? 

Não existe uma fórmula ou um segredo que vai te fazer ir bem na prova automaticamente, mas existem meios que mudam completamente sua forma de aprender. Quando você recebe o conhecimento por meio do estudo ativo toda sua dedicação vale muito mais a pena, então eleve seus estudos com a prática de questões de diversos níveis, afinal a prova não tem somente questões fáceis ou só difíceis.

Já durante a prova, comece a resolver os problemas mais simples e que você não precisa gastar tanto tempo pensando. Assim, você garante que estará acertando as questões mais fáceis! Deixe as questões mais difíceis para depois, mas cuidado para não passar do tempo.

Outra boa dica é que você circule ou sublinhe as partes mais importantes das questões, pois os enunciados tendem a ser extensos e para não perder tempo na releitura e não errar na interpretação, destaque os pontos mais relevantes.

E não deixe de estudar com o Planejativo! Aqui, os métodos do estudo ativo garantem seu aprendizado eficiente seja em Matemática ou qualquer outra área do ENEM. Agora que você já sabe os assuntos mais cobrados pelo ENEM, não perca mais tempo e organize seus estudos da melhor forma!

Mais conteúdo sobre o ENEM

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!

técnicas de estudo

Formas de aprender: como o cérebro aprende?

Sabia que nem toda metodologia de estudo é eficiente para todo mundo? Às vezes, pode ser por isso que você sente que seu estudo não é produtivo. Vem entender aqui.