Ela se aproxima: a prova do ENEM. Faltando não muito tempo, é comum que você se pergunte “Dá para estudar para o ENEM em 6 meses?” E, na verdade, é sim!
Não pense em desistir por ter só 6 meses pela frente, pense que você tem mais 6 meses para estudar! Nesse tempo, você pode se preparar para o ENEM e reorganizar seus estudos focando em utilizar o tempo que tem da melhor forma.
Então vamos lá!
Quais assuntos você mais tem dificuldade?
Antes de tudo, responda essa pergunta a si mesmo e liste quais são os conteúdos e matérias que você mais sentiu dificuldade em aprender, seja no seu próprio cronograma de estudos ou vendo sobre a matéria na escola. Isso vai te ajudar a identificar os principais pontos que precisam ser vistos.
É importante ter em mente que, se você já aprendeu algum conteúdo, só é necessário fazer a revisão dele, assim você não vai perder tempo vendo aquilo que já sabe desde o início. Faça o que puder para ganhar mais tempo possível!
Reconheça as áreas de conhecimento com mais peso para seu curso
Se você já escolheu o curso que quer ingressar na faculdade, é importante saber quais são as áreas de conhecimento que têm mais peso nele. Cada curso tem um peso diferente, então, por exemplo, se você quer ser aprovado para um curso com maior peso em ciências da natureza, é melhor ter mais foco nessa área de conhecimento.
Mas se você ainda não sabe que curso deve escolher na faculdade, pesquise sobre aquilo que te interessa ou, pelo menos, quais as áreas de conhecimento você mais tem afinidade.
As universidades geralmente colocam diferentes pesos e isso influencia muito na sua nota. Além disso, no caso de existirem diferentes campi, como na USP, os pesos podem mudar. Por exemplo, para Medicina no campus de Ribeirão Preto, serão assim:
- Redação (2)
- Ciência da Natureza (2)
- Ciências Humanas (1)
- Linguagens (1)
- Matemática (2)
Mas se você escolheu Medicina para o campus da cidade de São Paulo, será assim:
- Redação (3)
- Ciências da Natureza (4)
- Ciências Humanas (2)
- Linguagens (2)
- Matemática (3)
Faça seu cronograma de estudos para os 6 meses até o ENEM
É necessário se organizar, não se esqueça disso! Então observe sua rotina e crie um cronograma de estudos para os 6 meses até o ENEM. Pense em como aproveitar o máximo do seu tempo para estudar, então trace metas, analise seu tempo e defina suas prioridades.
Um cronograma inteligente e adaptativo é o ideal para você focar nos estudos nesses 6 meses, ou seja, ele precisa:
- Se adaptar ao seu dia a dia
- Priorizar o estudo das áreas do conhecimento com mais peso
- Programar revisões das disciplinas que você possui mais dificuldade
- Priorizar os assuntos que possuem maior recorrência
- Ajudar a visualizar seu desempenho no estudo
O Planejativo oferece tudo isso com o cronograma adaptativo para o ENEM! E nesses poucos meses que faltam, o mais importante é focar na sua aprovação, não é? Com o cronograma inteligente do Planejativo, você não precisa perder tempo montando um do zero. Então acesse o site app.planejativo.com e se prepare para a prova do ENEM em 6 meses.
Leia também: Como planejar os estudos para o Enem 2023
Revise e relembre os conteúdos
É revisando que você garante que vai absorver o conteúdo e não esquecer nada durante a prova. Você vai precisar muito da revisão nessa fase, então saiba como revisar do jeito correto para o ENEM. Aqui vão algumas dicas:
Primeiro de tudo, é necessário ter um planejamento, é por isso que recomendamos a estratégia de Revisões Periódicas Ativas (RPA) e ela funciona da seguinte forma.
- Quando você terminar de estudar um assunto, anote tudo o que você viu sobre ele;
- No dia seguinte, revise o assunto. Você pode utilizar questões, elas ajudam bastante;
- Depois de sete dias, volte ao assunto e revise ativamente novamente;
- Após 15 dias, revise mais uma vez o assunto estudado
- Por fim, faça uma outra revisão 30 dias depois e revise novamente a cada 30 dias, se possível.
Mas lembre-se de priorizar o que você tem mais dificuldade ou os assuntos das matérias que mais têm peso no curso que você vai escolher. Afinal, você não tem tanto tempo para estudar e pode acabar se sobrecarregando com tantas revisões.
E como você também precisa aprender novos conteúdos, você pode eliminar as revisões de 15, 60, 120 e 180 dias, mas tudo depende de sua dificuldade no assunto e desempenho nas questões que vai praticar.
Procure outras técnicas de estudo para te ajudar no estudo
Além das revisões, busque outras técnicas que podem te ajudar e funcionar melhor para você durante o seu estudo.
Procure corrigir simulados e praticar questões, pois é dessa forma que você vai poder garantir que sabe todo o conteúdo que estudou, evitando esquecer tudo na hora da prova e mostrando quais pontos específicos você precisa melhorar mais.
Vencendo a ansiedade do ENEM em 6 meses
A ansiedade é uma verdadeira inimiga da concentração quando você precisa estudar, e com o ENEM chegando perto ela aumenta ainda mais. Então o que fazer para controlar?
Primeiro, é necessário entender o que mais te atrapalha quando você está tentando focar nos estudos, buscando a produtividade e o máximo de motivação na sua rotina. Observe seu cronograma de estudos para o Enem, as técnicas que utiliza, o ambiente que você utiliza e os elementos à sua volta que podem te atrapalhar.
Depois de descobrir isso, é preciso incentivar a motivação!
Mas como?
Você precisa se manter motivado e sempre lembrar dos seus principais objetivos, ainda mais para conquistar o sonho da aprovação. Por isso, olha só as dicas que separamos:
- Faça metas! Liste tudo aquilo que você quer conquistar
- Torne o seu ambiente de estudo mais acolhedor, espalhe frases motivadoras
- Se presenteie todas as vezes que você conseguir aprender uma matéria que tinha muita dificuldade
- Marque reuniões com os amigos para resolver questões difíceis
- Ensine seus amigos sobre algum assunto e motive-os a ensiná-lo também
Mas você também precisa de descanso e momentos para relaxar, então tente ler um livro que gosta ou assistir um filme que te passa bons sentimentos! Dessa forma, você pode tirar um pouco seus pensamentos da ansiedade para o ENEM. Tente também fazer exercícios regularmente, meditar ou incluir Mindfulness na sua rotina.
Garanta sua aprovação com o Planejativo
Sua rotina e seu cronograma de estudos está seguro com o Planejativo! O plano de estudo adaptativo te espera para te ajudar a focar nesses 6 meses para a tão esperada prova do ENEM. Vem conhecer a nossa metodologia!