Como organizar o local de estudo com o 5S?

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest

Vida de estudante não é fácil, né? Se você tenta dar o máximo de si todos os dias e vê que o estudo não está rolando, pode não ser a técnica, mas sim o ambiente em que você está estudando. Isso mesmo, o ambiente influencia diretamente nos seus estudos! Para não ser mais tão afetado por isso, você pode conhecer um pouco mais sobre a metodologia 5S e como organizar o seu local de estudo!

De origem Japonesa, o programa 5S surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de restabelecer o país como potência. Sendo assim, a técnica propõe mudanças comportamentais para deixar o ambiente mais organizado, com base em cinco sensos:

  • SEIRI (Senso de utilização);
  • SEITON (Senso de organização);
  • SEISO (Senso de saúde e bem-estar);
  • SEIKETSU (Senso de padronização);
  • SHITSUKE (Senso de autodisciplina).

Por que usar o a técnica 5S para organizar o local de estudo?

Sabe aquela vontade de estudar quando você olha o seu espaço de estudo todo arrumadinho? É isso que você precisa para conseguir manter sua rotina de estudos! Então, organizar o seu local de estudo com a técnica 5S vai além de apenas arrumar. Isso irá facilitar o seu estudo como um todo, seja estimulando a sua motivação, seja facilitando a encontrar seus resumos e anotações, seja trazendo um sensação de tranquilidade para que o assunto entre com maior facilidade!

Conseguir mater o foco todos os dias é essencial e isso só acontece com tranquilidade e organização. Imagine estudar em um local que traga a sensação de ansiedade por ser um ambiente e pequeno e lotado de coisas. Ou então, tentar decifrar o que escreveu em uma folha manchada por comida. Ou ainda, se distraindo a cada cinco minutos com barulhos ou notificações do celular.

Caso isso aconteça frequentemente, sabe qual será o resultado? O seu rendimento diário no estudo será muito baixo. Por isso, escolher um bom local para estudar e manter o costume de arrumá-lo, constantemente, é tão importante quanto ler resumos e assistir videoaulas. No entanto, sabemos que, principalmente nesse contexto de pandemia, tem sido difícil encontrar um lugar ideal. Então, que tal usar a metodologia do 5S para te ajudar a tonar seu estudo mais eficiente?

como usar a metodologia 5S nos estudos?

Como usar a metodologia 5S nos estudos?

Para te explicar como aplicar a metodologia 5S e com isso organizar o seu local de estudo e estar mais disposto para a rotina diária, trouxemos 5 frases que irão resumir a ideia dos 5 sensos!

Deixe na sua mesa apenas o que você precisa

Você já sentou em uma mesa tão lotada de coisas e assim não conseguia econtrar o que queria ou então, tinha dificuldade para encaixar até um copo de água? É aí que entra o primeiro senso: o senso de utilização. Ele vem, justamente, para tornar o ambiente mais limpo e estruturado. Sentar em uma mesa somente com o essencial irá facilitar sua concentração e melhorar o manejo dos materiais. Por isso, faça uma análise do que você utiliza na sua rotina de estudos, colocando tudo que não usa com frequência em outro local ou descartando o que não é mais necessário para você.

Organize seu material em pastas ou no PC

Em segundo lugar vem o senso de organização. Saber onde está cada coisa irá te poupar muitas horas no dia. Além disso, irá facilitar a visualização de todo material que você tem ou já produziu (resumos, mapas mentais, caderno de erros. Sendo assim, separe seu material em pastas por área, disciplina e assunto.

Cuida da sua saúde física e mental

Em terceiro vem o senso de saúde e bem-estar. É importante que você crie hábitos que ajudem a ter mais disposição! Por isso, procure fazer exercícios físicos e alguma atividade relaxante, como meditação. Isso irá ajudar a controlar a ansiedade, reduzir o estresse e aumentar o foco. Outra coisa importante é ter uma alimentação saudável, além de não esquecer de andar com uma garrafinha de água, pois beber água irá te deixar com mais energia!

Arrume e limpe o local onde você estuda

Assim como ter várias coisas em cima da mesa, estudar em local sujo irá dificultar o redimento do seu estudo. Pense, por exemplo, em vestir todos os dias uma camisa suada. Não dá ânimo, né? Então, para deixar seu local de estudo organizado, veja se sua mesa está limpa, se há algum lixo ou poeira. Além disso, preste atenção na luminosidade, estudar em uma ambiente escuro irá dificultar sua visão e te deixar mais cansado!

Siga o seu cronograma à risca

O último senso, que é considerado a chave do programa 5S, é o senso da senso da autodisciplina. Ele está relacionado ao seu compromisso em manter os sensos anteriores na sua rotina de estudos, o que irá contribuir para que você consiga cumprir o seu cronograma de estudos diariamente. Isso irá te deixar cada vez mais próximo de atingir seu objetivo.

Gostou das dicas? Quer saber mais coisas para aplicar nos estudos? Não esquece de seguir seu cronograma e praticar muito com questões também. Para isso, você pode dar uma conferida na nossa plataforma e ter acesso a um super coronograma adaptativo, materiais de estudo, relatórios de desempenho e mais de 45 mil questões! Cadastre-se agora mesmo!

Mais conteúdo sobre o ENEM

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Como organizar o local de estudo com o 5S?

Vida de estudante não é fácil, né? Se você tenta dar o máximo de si todos os dias e vê que o estudo não está rolando, pode não ser a técnica, mas sim o ambiente em que você está estudando.

Técnicas de estudo para o Enem
técnicas de estudo

6 técnicas de estudo para arrasar no Enem

Se você é uma pessoa que gosta de testar várias técnicas de estudo para o Enem, está no lugar certo! Pois com tantos conteúdos para dar conta, é importante você encontrar uma ou mais técnicas que para te ajudar na

Dá para estudar para o enem em 5 meses?
estratégias de estudos

Dá para estudar para o Enem em 5 meses?

O primeiro passo é ver o tempo como um fator positivo. Por isso, não pense que você tem APENAS 5 meses até a prova do Enem e sim que você tem MAIS 5 meses até a prova! E para aproveitar o máximo possível do seu tempo, você pode usar estratégias como…