Ansiedade para o ENEM: saiba como controlar

A ansiedade é um obstáculo enorme quando falamos de estudar para a prova. Vem saber como evitar o nervosismo e a ansiedade para o Enem.

Conhece alguém que pode achar esse conteúdo interessante? Compartilhe!

Estudar é uma atividade que necessita de bastante energia e dedicação, mas se você costuma sentir ansiedade quando pensa no ENEM, sabe que é difícil ter um estudo produtivo ao tentar espantar o nervosismo. Afinal, a ansiedade para o ENEM te prejudica da pior forma afetando sua confiança, não é?

Mas calma! Ter ansiedade para a prova é comum entre os estudantes, você não está sozinho! Mas você não deve conviver com ela e sim superá-la. Além de se evoluir o estudo cada vez melhor, você precisa ter uma boa preparação psicológica antes do dia da prova, então dê um pouco mais de atenção para a sua saúde mental.

O primeiro passo é identificar seu nervosismo e, se você já fez isso, vem que vamos te ajudar a saber mais como controlar toda essa ansiedade para o grande dia.

ansiedade enem

Como a ansiedade prejudica os estudos?

A ansiedade pode prejudicar seus estudos de várias formas, mas a principal é tirando sua atenção e fazendo com que você tenha dificuldade em se concentrar no conteúdo que está estudando (até mesmo quando é uma matéria que você gosta). 

Muitas vezes a ansiedade para o Enem faz você perder o foco ao pensar que não está indo bem e que pode ir mal na prova. É assim que você acaba perdendo também sua motivação, gerando uma insegurança que você talvez nem tivesse antes.

Mas uma das piores consequências da ansiedade é a procrastinação. Pode até não parecer, mas as duas coisas estão interligadas. Quando você começa a se sentir ansioso e desmotivado, é comum querer “fugir” daquele sentimento, então você deixa tudo para depois, inclusive os estudos. A procrastinação vai fazer você acumular cada vez mais assuntos para estudar e te distancia ainda mais dos seus objetivos.

Leia também: Como evitar a procrastinação nos estudos e seguir o cronograma.

O grande perigo é isso se tornar um ciclo vicioso, mas todo esse nervosismo pode, sim, ser diminuído. Acredite no seu potencial e confira as dicas.

Como diminuir a ansiedade para o Enem?

Existem formas de evitar que a ansiedade atrapalhe seu progresso nos estudos para o Enem e isso começa com você fazendo pausas durante seu estudo. Você não deve ficar o dia todo sentado na cadeira, nem pensar! Ao invés disso, o ideal é que você tenha também momentos de lazer e descontração até mesmo para tirar a autocobrança da sua mente. 

Tenha momentos reservados para a diversão e autocuidado, então procure fazer atividades que você gosta como seus hobbies, assistir seus filmes e séries preferidos, passar o dia com os amigos, fazer exercícios para movimentar o corpo ou quem sabe fazer um dia de skincare. Mas além disso tudo, o que fazer para controlar a ansiedade para o Enem?

  • Motive-se: Com todo o nervosismo que a ansiedade traz, é mesmo difícil manter-se motivado, mas você pode exercitar seu encorajamento próprio anotando seu maior objetivo e escrevendo mensagens motivadoras para si mesmo. Coloque post-its em seu local de estudo como um incentivo.
  • Crie uma rotina de sono: A ansiedade pode estar ligada às noites mal dormidas, então crie uma rotina eficiente para ter um bom sono. Quando estiver perto do seu horário de dormir, nada de ingerir alimentos muito doces e gordurosos e bebidas como café ou refrigerantes. Também deixe de lado o celular e descanse seus olhos.
  • Utilize técnicas de relaxamento: Você precisa acalmar sua mente para se livrar da ansiedade nos estudos, então tente técnicas como meditação guiada ou o mindfulness, que pode reduzir também a insônia e a irritabilidade, além de aumentar o foco e melhorar sua memória.

Como estudar estando ansioso?

E na prática, como é estudar para o Enem mesmo com a ansiedade?

Bem, primeiro de tudo você precisa de duas coisas: acreditar em você e organização. Comece fazendo um cronograma que seja eficiente para você, então considere sua rotina e seus objetivos. Com o Planejativo você nem precisa se preocupar com isso, pois lá na plataforma você cria seu cronograma levando em conta seus horários para estudar e o curso e a universidade que deseja ingressar.

Não esqueça de fazer pausas enquanto você estiver estudando (nada de se sobrecarregar, hein!). Durante os intervalos, você pode realizar exercícios de respiração para relaxar e liberar toda a tensão do momento de estudos ou fazer um alongamento para destravar o corpo.

Para evitar toda essa ansiedade, você também precisará descobrir quais são os métodos de estudo realmente eficazes para você. Pratique com técnicas como o estudo intercalado, mapas mentais, resumos e revisões o Ishikawa para melhorar o desempenho e até pedir ajuda de assistentes virtuais. Fazer as provas anteriores também podem te ajudar a diminuir o nervosismo, pois você vai conhecer as versões anteriores do Enem e entender que talvez seja mais tranquilo do que você imagina.

Leia mais: 6 técnicas de estudo para arrasar no Enem.

Quando a ansiedade vai além dos estudos

A ansiedade é muito comum entre os estudantes, mas preste atenção se ela estiver indo além dos estudos e atinge você com mais impacto. Esse sentimento pode se tornar mais grave e mais frequente, então fique atento aos sintomas do Transtorno de Ansiedade e busque ajuda médica caso seja necessário.

  • Taquicardia frequente;
  • Sensação de falta de ar;
  • Dores no corpo;
  • Baixa produtividade e cansaço;
  • Medo excessivo;
  • Isolamento e baixa autoestima.

Cuide da sua saúde mental e conte com o Planejativo para aumentar sua produtividade de modo saudável. Faça seu cronograma inteligente e se prepare com métodos de estudo ativo para otimizar ainda mais seus estudos.

Menina estudando com notebook e livros, montando seu plano de estudos no Planejativo.

Mais conteúdo sobre o ENEM

técnicas de estudo

O que mais cai em Matemática no ENEM?

A matemática no Enem pode ser um desafio para você, mas ao saber os assuntos que mais caem você consegue direcionar seus estudos. Vem comigo!